quarta-feira, 7 de maio de 2008

Origem Dia das Mães

A origem do Dia das mães é americana. Em 1905, quando ficou órfã Ana M. Jarvis que passou a cuidar sozinha de sua Irmã que era deficiente visual. Era tão grande a falta que sentia de sua mãe que junto com amigas fez uma solicitação para homenagear todas as mães em uma data especial, somente em 10 maio de 1908 obtiveram uma retorno, seria uma celebração de uma missa para as mães já falecidas na cidade de Grafton, na Filadélfia. Dois anos depois seria instituído oficialmente o Dia das Mães, válido para todo o país.

No Brasil a comemoração foi inserida no dia 12 de maio de 1918 em Porto Alegre. Mas, somente em 1932 que o então presidente Getúlio Vargas decretou o segundo domingo de maio como data oficial ao Dia das Mães.

Hoje, o Dia das Mães é celebrado em mais de 46 países, em datas diferentes. No Brasil, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica, comemora-se no segundo domingo de maio; Na Noruega é no segundo domingo de fevereiro. Argentina segundo domingo de outubro. Líbano segundo dia da primavera. México dia 10 de maio. Portugal e Espanha dia 8 de dezembro e na Suécia é no último domingo de maio.

Na verdade a doce figura materna tem seu dia desde tempos remotos. Na Grécia antiga, comemorava-se o dia de Rhea, mulher de Chronus e mãe de todos os deuses. Em 250 a.C., na Roma Antiga reverenciava oficialmente Cybele (mãe de deuses) a festa durava três dias durante o mês de março.

No século XVII, na Inglaterra tinha o Mothering Sunday (Domingo das Mães) na quarta semana da quaresma. Os operários na época eram dispensados para levar presentes para suas mães.

Publicado por: Maria Magalhães

Um comentário:

Juscelino Barão disse...

Em outras palavras, o dia das mães tem conotação pagã...