O maior evento literário do Maranhão será realizado de 9 a 19 de outubro por meio da Fundação Municipal de Cultura que estima cerca de 220 mil pessoas circulando nos 40 espaços da Feira, espalhados pela Praça Maria Aragão.O patrono do evento é o teatrólogo, contista, cronista, crítico e pesquisador Arthur Azevedo e como tema: “São Luís: palco e cenário das letras”.
Haverá mais de 380 eventos, além dos seminários, encontros, simpósios, ciclo de palestras, oficinas, cursos, rodas de conversa, oficina de várias obras (indicadas para o vestibular 2009), exposições, lançamento de livros, cortejos literários, aulas show, exibição de filmes e ainda uma vasta programação especialmente para o público infantil e juvenil. As 500 editoras ocuparão 87 estandes para exposição e venda de 70 mil títulos no espaço de comercialização de livros. Segundo a organização do evento, devem ser movimentados mais de R$ 3 milhões durante os 11 dias de programação.
Este ano a participação dos escritores nacionais foi ampliada. Escritores como Elisa Lucinda, João Silvério Trevisan, Antonio Carlos Secchin, Maurício Fiorito, Luiz Carlos Lucena, Luzilá Gonçalves Ferreira, Mariana Colassanti, Carlos Heitor Cony e Arnaldo Antunes estarão presentes e participarão do Salão do Escritor, onde conversarão com o público, disposto em um auditório climatizado, com capacidade para 800 pessoas.
E os autores maranhenses também estarão presentes no Café Literário no total de 40 marcaram presença Jomar Morais, Benedito Buzar, Ubiratan Teixeira, José Chagas, Luís Augusto Cassas, Bento Moreira Lima, Lino Moreira, João Batista Ericeira entre outros. Será um momento impar, os 109 lançamentos literários, que acontecerá na feira, sendo que 20 são de escritores maranhenses, incluindo 2 livros infantis.
Além dos espaços e atividades que agradaram o público no ano passado, esta segunda edição da Feira do Livro trará algumas novidades, como os novos espaços Arena da Juventude, com uma programação inteiramente voltada para os jovens; o Espaço França-Brasil, em uma referência ao Ano da França no Brasil, que acontecerá em 2009; a Estação Memória, onde o público poderá realizar um city tour passando por marcos literários da cidade; Espaço Notícias, que reunirá os profissionais da imprensa; e o Teatro Reynaldo Faray, localizado no Espaço Cultural, que abrigará apresentações teatrais.
Outra novidade é a Feira itinerante que levará atividades para a cidade de Alcântara e para o bairro do Anjo da Guarda. “Para isso quase triplicamos o número de monitores que ficarão responsáveis por dar informações aos visitantes e acompanhar as atividades dos 11 dias de feira”, diz a coordenadora pedagógica, Tereza Valois.
Maria Magalhães
São Luís Maranhão, Maranhense, católica, Aniversário em 07 de agosto. Qualidades? Eu tenho assim como você defeitos também. Mas é muito melhor quando os outros falam das nossas qualidades. A curiosidade me fez conhecer um pouco sobre blogs e só depois de ter lido alguns, despertou em mim a vontade de criar o meu.
Depois que aprendi a ler e ensinaram-me ler fazendo a leitura crítica, além das letras.
A biblioteca da escola para mim era um dos meus lugares prediletos. Fui descobrindo mais livros, mais autores e descobrindo um mundo novo. Um mundo de informações, lendas, contos, crônicas e etc. Lembro do primeiro clássico que li “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Depois descobrir tantos autores maravilhosos e que tanta leitura resultou minha paixão pela literatura e minha consequente formação em Letras! Essa sou eu... Você pode saber mais e deixe seu comentário. E seja bem vindo ao meu blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário